Na semana em que se comemora a Cultura Científica, o Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D.Maria II dinamizou nos dias 19 e 25 de novembro, um conjunto de atividades em parceria com o Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência.
Foram dinamizados workshops com as turmas A, B, C e F, lecionadas pelas docentes Maria José Quintas, Maria Manuel Azevedo e Cláudia Ferreira, dedicados à temática da poluição das águas. Foram exploradas questões relacionadas com a contaminação das águas com plásticos de diferentes densidades, a questão das descargas poluentes e a poluição das águas dos aquíferos por infiltração.
Apesar das restrições impostas pela situação pandémica que vivemos, os alunos de cada uma das turmas tiveram oportunidades de praticar e explorar alguns dos conceitos científicos. Deste modo deram sentido às suas aprendizagens.
Foi aprovado o funcionamento do “Clube Ciência Viva” na Escola D. Maria II, integrado na Rede Nacional de Clubes Ciência Viva.
Desejamos que este seja um espaço aberto a toda a comunidade, onde se procura promover o acesso a práticas científicas inovadoras.
Todas as atividades são publicadas no Blog "Ciência no pátio da nossa escola": https://miudosbioconcientes.blogspot.com/
O Clube Ciência Viva está a lançar o desafio de os alunos construírem carrinhos e barquinhos com material elétrico reciclado, que funcionem de forma autónoma, com motores, painéis solares, pilhas, etc. Trata-se de um desafio que contempla várias etapas importantes e que pretende envolver alunos, pais e avós. Este projeto tem a colaboração da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e será alargado a todos os níveis de ensino.
No âmbito do programa Eco-Escolas, e da atividade “Poster Eco-Código”, a turma do 6ºH da Escola Básica Conde de Arnoso), sob a orientação do Professor Coordenador Eco-Escolas, Júlio Gonçalves, e das Professoras Isaura Leite e Elisabete Freitas, construiu, coletivamente, um póster com uma declaração de princípios conducentes à melhoria do ambiente na sua escola, casa e região. Este código de conduta ambiental (Eco-Código) desenvolveu-se em três momentos, a saber:
Com a produção deste trabalho de comunicação, os estudantes têm como objetivo mostrar que somos todos responsáveis pelo nosso planeta e que é necessário concertar ações para efetivar mudanças. Logo, temos de agir como um todo (fundo – “puzzle”), onde o papel de cada um (peça do “eu”, com a forma de um ser humano) é da maior importância para que esta soma das partes faça sentido. Cada um de nós pertence (símbolo matemático “E”) e tem nas suas mãos um conjunto de soluções (siglas “C.S.”) para fazer a diferença. Basta para isso adotá-las, aplicá-las e promovê-las (regras do conjunto solução “{}”), ou seja (símbolo “V”), basta viver o Eco-Código.
Frases do Eco-Código: