O Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) vai dinamizar uma palestra online sobre “O Mundo Microbiano e os Antibióticos”, destinada a vários membros da comunidade: alunos do 9º ano de escolaridade, Encarregados de Educação de todos os anos de escolaridade e Professores de qualquer área ou nível de ensino. 
A palestra vai ter lugar no dia 14 de dezembro às 19h00, em formato virtual (Plataforma Zoom). 
Para assistir a este palestra os interessados deverão aceder ao Formulário de inscrição
Após receção da inscrição, serão enviadas para o email indicado as instruções para acesso à plataforma Zoom. Esta palestra tem como oradoras a Doutora Fátima Baltazar (Escola de Medicina da Universidade do Minho) e a professora Maria Manuel Azevedo (Professora de Biologia e Geologia do AE D. Maria II).
Contamos com a vossa presença e motivação!
Previous Next

Na semana em que se comemora a Cultura Científica, o Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D.Maria II dinamizou nos dias 19 e 25 de novembro, um conjunto de atividades em parceria com o Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência.

Foram dinamizados workshops com as turmas A, B, C e F, lecionadas pelas docentes Maria José Quintas, Maria Manuel Azevedo e Cláudia Ferreira, dedicados à temática da poluição das águas. Foram exploradas questões relacionadas com a contaminação das águas com plásticos de diferentes densidades, a questão das descargas poluentes e a poluição das águas dos aquíferos por infiltração.

Apesar das restrições impostas pela situação pandémica que vivemos, os alunos de cada uma das turmas tiveram oportunidades de praticar e explorar alguns dos conceitos científicos. Deste modo deram sentido às suas aprendizagens.

 

Foi aprovado o funcionamento do “Clube Ciência Viva” na Escola D. Maria II, integrado na Rede Nacional de Clubes Ciência Viva.

Desejamos que este seja um espaço aberto a toda a comunidade, onde se procura promover o acesso a práticas científicas inovadoras.

Todas as atividades são publicadas no Blog "Ciência no pátio da nossa escola": https://miudosbioconcientes.blogspot.com/

O Clube Ciência Viva está a lançar o desafio de os alunos construírem carrinhos e barquinhos com material elétrico reciclado, que funcionem de forma autónoma, com motores, painéis solares, pilhas, etc. Trata-se de um desafio que contempla várias etapas importantes e que pretende envolver alunos, pais e avós. Este projeto tem a colaboração da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e será alargado a todos os níveis de ensino. 

No âmbito do programa Eco-Escolas, e da atividade “Poster Eco-Código”, a turma do 6ºH da Escola Básica Conde de Arnoso), sob a orientação do Professor Coordenador Eco-Escolas, Júlio Gonçalves, e das Professoras Isaura Leite e Elisabete Freitas, construiu, coletivamente, um póster com uma declaração de princípios conducentes à melhoria do ambiente na sua escola, casa e região. Este código de conduta ambiental (Eco-Código) desenvolveu-se em três momentos, a saber:

  1. identificação e registo de um conjunto de atitudes e comportamentos que todos os membros da escola devem seguir;
  2. composição do fundo do póster (manualmente);
  3. inclusão do código de conduta ambiental na ilustração realizada (digitalmente).

Com a produção deste trabalho de comunicação, os estudantes têm como objetivo mostrar que somos todos responsáveis pelo nosso planeta e que é necessário concertar ações para efetivar mudanças. Logo, temos de agir como um todo (fundo – “puzzle”), onde o papel de cada um (peça do “eu”, com a forma de um ser humano) é da maior importância para que esta soma das partes faça sentido. Cada um de nós pertence (símbolo matemático “E”) e tem nas suas mãos um conjunto de soluções (siglas “C.S.”) para fazer a diferença. Basta para isso adotá-las, aplicá-las e promovê-las (regras do conjunto solução “{}”), ou seja (símbolo “V”), basta viver o Eco-Código.

Frases do Eco-Código:

  • O ciclo da poluição terá que ter um travão;
  • Ao reciclar, o planeta vais ajudar;
  • Menos lixo a boiar, mais bonito fica o mar;
  • Poupa a luz, poupa a água e evita a tua mágoa;
  • Se atirares lixo para o chão os animais morrerão;
  • Não deixes o CO2 crescer ou o gelo vai derreter;
  • Para preservar o ar, menos combustíveis deves usar;
  • Muda o “não” das renováveis para medidas palpáveis;
  • Com a poluição, a sustentabilidade é colocada em questão;
  • Se ao mundo queres pertencer as regras deves obedecer.

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: