No dia 21 de setembro teve lugar uma reunião online, que simbolizou o arranque do trabalho no ano letivo 2021/2022. Após um ano em que a pandemia no impediu de realizar as mobilidades com alunos, estamos agora a ganhar balanço para retomar o projeto com toda a força. 

No dia 21 de junho tivemos uma reunião online com os parceiros das escolas Italiana e Espanhola para prepararar a futuras ações do projeto Erasmus+ em curso, mas cujas atividades de mobilidade foram afetadas pela situação pandémica. 

Previous Next

No segundo dia a mobilidade, numa perspetiva cultural os grupos foram convidados a conhecer o Grand Bazar Egípcio e Turco de Istanbul, sendo um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas, atraindo milhares de visitantes todos os dias. Há uma panóplia de especiarias, cerâmicas, tapetes, jóias, roupas típicas e tecidos, lojas de souvenirs, artigos de decoração, perfumes, acessórios, roupas e calçado (incluindo falsificações das marcas mais populares no mundo).

Ao almoço todos puderam degustar comida de rua local, destacando espigas de milho grelhadas. No período da tarde, realizou-se uma visita a duas mesquitas “Hagia Sophia e Blue Mosques”, de grande interesse turístico e beleza interior e exterior. A primeira é uma estrutura bizantina, foi contruída como catedral cristã no século VI (532–537). Nos séculos seguintes tornou-se um museu e, depois novamente mesquita até aos nossos dias. “Blue mosque” é um triunfo em harmonia, proporção e elegância, construída num estilo clássico otomano, apresentando um magnífico exterior e interior. À noite realizou-se um jantar convívio com os elementos deste projeto, havendo uma interação muito positiva, ao som de música ao vivo e danças tradicionais turcas.

Previous Next

Entre os dias 13 e 16 de junho, cinco alunos e duas professoras da EB Conde de Arnoso – AE D. Maria II, participaram no Projeto Erasmus” Together for a Green Europe “em Istanbul, Turquia na Escola SULTANTEPE “Prof. Dr. CEMIL TAŞÇIOĞLU ORTAOKULU. A receção começou com uma canção, seguida de uma dança tradicional cheia de ritmo, envolvendo cordialmente todos os presentes. São parceiros neste projeto - Portugal, Turquia, Tenerife (Espanha), Roménia e Itália. Das várias atividades realizadas no âmbito do tema “Enjoy the Nature”, dá-se enfoque à realização de experiências na área das ciências, pintura de pedras, sensibilizando os alunos para a questão da poluição e para a necessidade urgente em alterar hábitos de consumo para preservação do planeta. Os intervenientes também semearam, plantaram diferentes flores e vegetais. Tiveram oportunidade de degustar produtos orgânicos produzidos na horta da escola, entre eles, pepinos e framboesas.

            Além das tarefas realizadas na escola, houve possibilidade de ampliar horizontes culturais e gastronómicos da região. Os grupos participaram no Bospherous tour, num Ferry boat ao largo do Mar Mármara que marca o limite dos continentes Asiático e Europeu na Turquia. Ainda numa perspetiva cultural os grupos foram convidados a conhecer duas mesquitas “Hagia Sophia e Blue Mosques”, de grande beleza e interesse turístico. A primeira é uma estrutura bizantina, construída como catedral cristã, no século VI (532–537). Nos séculos seguintes tornou-se um museu e, depois, novamente mesquita, até aos nossos dias. “Blue mosque” é um triunfo em harmonia, proporção e elegância, construída num estilo clássico otomano, apresentando um magnífico exterior e interior. Também foi foco de visita o Grand Bazar Egípcio e Turco de Istanbul, sendo um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas, atraindo milhares de visitantes todos os dias. Há uma panóplia de especiarias, cerâmicas, tapetes, joias, roupas típicas e tecidos, lojas de souvenirs, artigos de decoração, perfumes, acessórios, roupas e calçado (incluindo falsificações das marcas mais populares no mundo).

            A comunidade escolar turca recebeu-nos calorosamente, desenvolvendo-se competências sociais, linguísticas e culturais.

Previous Next

Os alunos, professores e pessoal não docente da Escola SULTANTEPE “Prof. Dr. CEMIL TAŞÇIOĞLU ORTAOKULU aguardavam a nossa chegada no recinto escolar. A receção começou com uma canção, seguida de uma dança tradicional cheia de ritmo, envolvendo cordialmente todos os presentes. São parceiros neste projeto- Portugal, Turquia, Tenerife (Espanha), Roménia e Itália, embora este último país não participou nesta mobilidade devido à realização de exames por parte dos alunos naquele país. Posteriormente, e enquanto os alunos foram convidados a participar numa série de experiências na área das Ciências, dinamizada por uma professora, os professores das várias equipas foram recebidos no gabinete do Diretor da Escola, momento em que houve partilha de sentimentos e experiências, ao sabor gastronómico de um pequeno lanche, assim como troca
de presentes.

Ainda no período da manhã, os grupos participaram no Bospherous tour, num Ferry boat ao largo do Mar Mármara que marca o limite dos continentes Asiático e Europeu na Turquia. Desfrutámos da beleza da paisagem, destacam-se palácios, mesquitas, um castelo com fins militares, pontes e, obviamente, uma magnifica flora. O almoço foi partilhado por todos os grupos na escola.

No início da tarde, os alunos pintaram pedras no âmbito do ambiente, semearam e plantaram flores e legumes. A comunidade escolar recebeu-nos calorosamente, desenvolvendo-se competências sociais, linguísticas e culturais de todos.

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: