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No passado dia 19 de julho, representando, respetivamente, os três ciclos do AE D. Maria II, as professoras Maria de Jesus Pinto, Natália Paiva e Gualdina Silva fizeram a disseminação do Curso Estruturado Integrated Curriculum – Teaching Global Skills junto dos docentes do agrupamento. O curso que frequentaram, para além de toda a teoria subjacente, apresentou uma vertente direcionada para a reflexão sobre as práticas letivas através de várias metodologias ativas.

            Após a apresentação de uma “nuvem de palavras” relacionadas com o curso, os professores participaram numa atividade reflexiva, através da dinâmica do World Café (diálogo colaborativo, realizado em pequenos grupos, onde todos os elementos, “viajantes”, rodam, exceto o “anfitrião”, que permanece no grupo original), com o objetivo de gerar e fomentar diálogo entre todos, aproveitando a inteligência coletiva para responder a questões de grande relevância relacionadas com a educação.

            De seguida, foi projetado um vídeo, que proporcionou uma visita guiada às várias escolas de diferentes níveis de ensino modelos do sistema de ensino Finlandês baseadas no modelo Phenomenon Based Learning (PBL), que deram uma perspetiva diferente sobre como deve ser uma escola em termos de organização do espaço, gestão de recursos humanos, metodologias de trabalho inovadoras e dinâmicas passíveis de serem implementadas nas nossas escolas, e que aumentam a participação dos alunos, conduzem à resolução de problemas, melhoram as aprendizagens significativas e permitem que todos se sintam bem-sucedidos na aprendizagem académica e socioemocional

            Como terceira proposta de trabalho, os presentes saíram da Biblioteca, local da disseminação, para registar num momento digital (vídeo) os possíveis locais de aprendizagem fora da sala de aula open and flexible learning areas.

            Para terminar, tornou-se este espaço num ponto de experimentação e, como makers, o grupo executou pins para a criação de um logótipo, com palavras/desenhos por criados, tendo como mote “a escola ideal”. Respeitando o compromisso de disseminação de partilha de conhecimentos adquiridos e numa lógica de contribuir para a reflexão, foi dado mais um passo para a mudança e a inovação nas práticas pedagógicas e didáticas.

As docentes,

Natália Paiva, Gualdina Silva Maria de Jesus Pinto

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No âmbito do PROGRAMA ERASMUS+ AÇÃO CHAVE 1, “Internacionalizar para Incluir e Inovar”, o grupo de docentes (Fernanda Fonseca, Fernando Fonseca e Henrique Faria) que se deslocou ao Executive Training Institute (ETI), de 28 de fevereiro a 4 de março, em Malta, organizaram uma ação de disseminação, no passado dia 26 de maio de 2022, na biblioteca da escola sede do Agrupamento de Escolas D. Maria II, com a temática “Empowerment in ICT Skills - Making Use of Technology Tools”.

            Foram apresentados os principais temas abordados no ETI, dos quais se destacam a comunicação mediada por computador; conceção e criação de um website; conceção/criação de um blogue; descarregar e editar videoclipes; criação de exercícios online: correspondência, textos em confusão, preenchimento de espaços e escolha múltipla; ferramentas tecno: gravação a partir do ecrã do seu computador e criação de slideshows animados; podcasting & gravação/preparação de áudio para uso online; criação de Identidades virtuais avatares; e criação de desenhos animados para fins de aprendizagem.

 

No passado dia 14 de março de 2022 teve lugar a atividade de disseminação sobre o curso estruturado "Classroom Management Solutions for Teachers: new methodologies, effective motivation, cooperation and evaluation strategies", que teve lugar em Barcelona em dezembro de 2021. Este evento foi dinamizado pelas professoras participantes na moblidade: Adelaide Lima, Amélia Granja e Gabriela Sequeira. 

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Entre 15 e 21 de maio, representando, respetivamente, os três ciclos do AEDMaria II, as professoras Maria de Jesus Pinto, Natália Paiva e Gualdina Silva estiveram em Helsínquia e Vantaa, no Curso Estruturado - Integrated Curriculum - Teaching Global Skills. Frequentaram o curso 23 professores de várias proveniências: Bulgária; Lituânia; Polónia; Portugal (Lisboa, Montijo e Vila Nova de Famalicão) e Roménia, o que possibilitou a troca de experiências profissionais e culturais.

            Andreea Gatman foi a formadora (“coach and trainer”) do curso, promovendo a visita a várias escolas de diferentes níveis de ensino, modelos do sistema de ensino Finlandês. Grande parte do curso decorreu em Vantaa, a 20 minutos de comboio de Helsínquia, no Varia Vocational College (escola profissional). Na mesma cidade, o grupo visitou uma escola do 1.º ciclo, com a particularidade de ter uma turma somente com alunos da Educação Inclusiva (Special Education), a escola sueca “Vantaa Swedish Language Immersion”, a Havukoski School, uma escola secundária, remodelada com sugestões da comunidade educativa e com o recinto exterior aberto aos residentes locais. Nesta formação realizaram-se atividades baseadas no modelo PBL - Phenomenon Based Learning.

            Salianta-se a visita ao Iris Building, onde se realizou a experiência multissensorial, “Coffee in the dark”. Em termos culturais, mas também educativos, o ponto forte decorreu na Oodi, a Biblioteca de Helsínquia, onde, além da visita a todos os espaços, o grupo procedeu à execução de vários objetos relacionados com o plano de aula integrado realizado numa sessão anterior. No último dia, houve oportunidade de visitar a ilha Valaasari e realizar a atividade Story Circles, em que cada participante, enquanto mantinha a chama acesa de um fósforo gigante, falava do que desejara ser no passado, do que é no presente e do que espera ser no futuro.

            Ao longo desta semana, foi um privilégio imergir nos diferentes níveis de ensino da Escola finlandesa, com uma abordagem à educação, que aumenta a participação dos alunos, as aprendizagens significativas e permite que todos se sintam bem-sucedidos na aprendizagem académica e socioemocional. Os princípios que orientam o desenvolvimento do sistema educacional da Finlândia enfatizam a Escola como uma comunidade de aprendizagem, onde os alunos estabelecem objetivos, resolvem problemas e avaliam a aprendizagem com base em metas estabelecidas.

 

 

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: