Os interessados deverão preencher (dentro do prazo estipulado) o Formulário de Candidatura enviado pela equipa coordenadora onde, entre outras informações pessoais, elaboram pequenos textos onde descrevem a sua motivação para a participação no respetivo projeto e o alinhamento com o Plano Erasmus do Agrupamento (enviado em Anexo e publicitado na página do Agrupamento.
Cada candidato deverá indicar, por ordem de preferência, a(s) tipologia(s) de atividades de mobilidade a que se candidata. Se apenas de desejar concorre a um tipo de mobilidade não precisa de indicar mais nenhuma.
Critérios de Seleção
- Vontade e Compromisso:
- Demonstrar vontade em participar.
- Mostrar um forte compromisso com a disseminação de conhecimento e esforço em ações de desenvolvimento profissional junto dos colegas.
- Demonstrar a existência de contactos pré-estabelecidos com escolas europeias acreditadas para atividades de Job-Shadowing ou para grupos de alunos e também ideias/proposta de Learning Agreement para a mobilidade desejada.
2.Capacidades de Comunicação e Experiência:
- Capacidade de comunicação inferida pela experiência demonstrada no percurso formativo ou em projetos anteriores.
- Iniciativa em Projetos:
- Comprovada capacidade de iniciativa ao nível do desenvolvimento de projetos no agrupamento.
- Domínio da Língua Inglesa:
- O domínio da língua inglesa não será um fator de exclusão, embora, no caso dos cursos, seja necessário demonstrar um nível mínimo de proficiência na língua dos mesmos.
Os elementos/descritores a analisar nas candidaturas, terão em conta as seguintes dimensões e respetiva ponderação:
Dimensão A (30%): Adequação do perfil do candidato à temática do projeto de acreditação e/ou tipologia de mobilidade a que se candidata.
- Vínculo ao agrupamento.
- Papel desempenhado no agrupamento (i.e., nível de ensino lecionado; lideranças intermédias; equipas em que está envolvido; educação inclusiva; SPO, outros).
- Nunca ter participado em atividades de mobilidade para fins de aprendizagem (anterior Ação Chave 1).
- Formação do candidato (i.e., área de formação, formação graduada e pós-graduada, qualidade e diversidade de formação contínua frequentada nos últimos anos).
- Experiência prévia de participação de projetos nacionais e internacionais para alunos e professores (em particular projetos eTwinning).
- Nível mínimo de conhecimento da língua inglesa.
Notas:
- Na análise desta dimensão os docentes do pré-escolar e os elementos dos Serviços de Psicologia e orientação, por nunca terem tido a oportunidade de se candidatar a projetos anteriores, têm prioridade sobre os demais candidatos.
- Em caso de igualdade de circunstâncias será dada prioridade aos docentes do quadro do agrupamento.
Dimensão B (40%): Demonstração da adequação e motivação do candidato.
- Explicitação da motivação para participar no projeto em todas as suas fases, especialmente na sua disseminação.
- Os objetivos delineados pelo candidato estão em linha com os definidos no Plano Erasmus do agrupamento (ver documento em Anexo).
- Demonstração da existência de contactos prévios com Escolas Europeias (no caso de pretender Job-Shadowing e/ou Mobilidades para Grupos de alunos).
- Esboço de projeto de Learning Agreement (para Job-Shadowing) ou Learning Program for Group Activities (para Mobilidade de grupos de alunos), onde explicita os objetivos da mobilidade a que se candidata (com ou sem contactos prévios com escolas parceiras europeias).
Dimensão C (30%): Plano de disseminação apresentado e capacidade de execução do mesmo.
- Boas capacidades de comunicação e experiência de divulgação de projetos do agrupamento.
2. Produção de novas ferramentas/metodologias.
3. Aplicação em sala de aula.
4. Eventos que possibilitem a partilha entre pares.
5. Apresentação à comunidade escolar.
6. Formação (ACD, Curso de formação, outro…).
7. Implementação de futuros projetos internacionais (eTwinning, Ação- Chave 2 – KA220 ou KA210, outros).
Vila Nova de Famalicão, 18/09/2023
A Equipa de Internacionalização