Previous Next

O projeto "Making Friends Around the World" consistiu na troca de várias cartas (cada aluno foi emparelhado com um aluno de uma escola parceira e foram trocando cartas). As cartas foram escritas em inglês, o que permitiu melhorar as suas competências de comunicação e língua. O projeto permitiu, ainda, aprender sobre outras culturas e aceitar a diversidade cultural.

Durante o projeto, foram realizadas várias atividades:

Criação do Logótipo do Projeto: os alunos desenharam propostas para o logo do projeto. Depois, cada escola votou nos preferidos. 

  • Conhecer os países parceiros e a sua cultura: foram feitas algumas atividades cujo objetivo era permitir que os alunos aprofundassem o conhecimento sobre os países envolvidos no projeto, bem como algumas características, curiosidades e diferenças culturais. 
  • Apresentação: num Padlet, os alunos escreveram a sua primeira carta (digital), com a sua apresentação.~.
  • Cartas: os alunos escreveram as cartas para os seus amigos da Turquia e da Polónia.E ficaram muito contentes com as cartas recebidas e os amigos que foram feitos.
  • Vídeo de apresentação dos alunos: os alunos também filmaram a sua apresentação.
  • Apresentação dos países e cidades: enquanto esperavam pelas respostas às suas cartas, os alunos foram realizando outras atividades como a apresentação das suas cidades e países, através de vídeos, PowerPoint ou colagens.
  • Apresentação da escola e da rotina escolar: uma das atividades preferidas dos alunos foi a realização de um vídeo com a apresentação da escola e da rotina escolar. Os alunos ficaram surpreendidos com as diferenças entre as várias escolas!
Previous Next

O projeto eTwinning "Let's Make Friends Fur-Ever" desenvolvido com alunos do 1º ciclo visava levar os alunos a investigar e descobrir o papel desempenhado pelos animais de estimação nas nossas vidas, bem como aprender a cuidar deles. O projeto pretendia desenvolver áreas como as competências sociais, o trabalho colaborativo e a aprendizagem independente, ao mesmo tempo que desenvolvia as suas competências de comunicação e escrita em inglês.

Durante o ano, foram realizadas várias atividades:

  • Criação do Logótipo para o Projeto: os alunos desenharam propostas para o logo do projeto. Depois, cada escola parceira votou nos logos preferidos.
  • Conhecer os países parceiros e a sua cultura: foram feitas algumas atividades cujo objetivo era permitir que os alunos aprofundassem o conhecimento sobre os países envolvidos no projeto, bem como algumas características, curiosidades e diferenças culturais.
  • Apresentação: num padlet, os alunos das diferentes escolas parceiras apresentaram-se, bem como aos seus animais de estimação.
  • Cuidados a ter com os animais: os alunos fizeram posters com conselhos sobre os cuidados que devemos ter com os nossos animais de estimação.
  • Campanha da angariação de alimentos e visita do Centro de Recolha Animal e de um Veterinário: uma das atividades preferidas foi a campanha de recolha de alimentos e brinquedos para os nossos amigos patudos, dinamizada na escola. Estes foram doados ao Centro de Recolha Animal, que nos fez uma visita e falou sobre o seu trabalho. Também tivemos a visita de uma veterinária, que explicou alguns cuidados a ter com os animais de companhia e simulou uma consulta.
  • eBook “Pets”: a atividade final foi a criação de um livro digital com poemas, ilustrações e histórias sobre os nossos animais de estimação.

Todos os projetos e trabalhos eTwinning na Internet requerem um conjuntoi de regras bem definidas no que respeita à segurança digital. No âmbito desta atividade, com base nos dados recolhidos, os alunos elaboraram uma lista de regras de segurança na Internet. As regras de eSafety foram apresentadas na história em quadrinhos elaborada colaborativamente com recurso à aplicação Pixton. 

Link para acesso ao eBook disponível AQUI

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: